terça-feira, 11 de setembro de 2012



O que é a fome?
Fome é o nome que se dá a sensação fisiológica quando o corpo precisa de alimento, significa também a carência de alimentos que fornecem as calorias (energia) e o elementos nutritivos (vitaminas, proteínas e sais minerais) necessários  por um período longo de tempo, para se viver bem. Com a falta da ingestão desses nutrientes por um longo período de tempo acaba causando distubios e lesões ao organismo gerando danos sérios à saúde. Os especialistas diferenciam dois tipos de fome, a global e a parcial.
Fome global é entendida como a incapacidade de a ração alimentar diária ingerida por uma pessoa fornecer as calorias equivalentes à energia gasta pelo organismo nos trabalhos realizados.
Fome parcial é entendida com a falta prolongada de ingestão de elementos nutritivos que cumpram a função de restaurar as células, os tecidos e os órgãos de todo o nosso organismo. Como consequência dessa falta de nutrientes o organismo e a saúde pode sofrer danos.
O termo também é muito usado quando se refere a má-nutrição, ou a privação de comida entre as populações, problema gerado muitas vezes pela pobreza, conflitos políticos, ou má condições agrícolas.
No Índice Mundial da Fome 2010, produzido pela International Food Policy Research Institute, cerca de um bilhão de pessoas passam fome, levando em consideração o limite estabelecido pela ONU, que são 1.800 quilocalorias por dia.



Principais causas sociais da fome
·         Instabilidade política;
·         Ineficácia e má administração dos recursos naturais;
·         Guerras;
·         Difícil acesso aos meios de produção pelos trabalhadores rurais, pelos sem-terra ou pela população em geral;
·         Invasões;
·         Injusta e antidemocrática estrutura fundiária, marcada pela concentração da propriedade das terras nas mãos de poucos;


A fome no Brasil
Nos dias de hoje, um terço da população do Brasil é mal nutrida, 9% das crianças morrem antes de completar um ano de vida e 37% do total são trabalhadores rurais sem terra.
A fome é um dos principais problemas do Brasil, muitas vezes gerado por famílias que migram de sua cidade natal para as capitais em busca de melhores condições de vida, mas ao chegarem aqui se deparam com um cenário totalmente diferente. Muitas dessas famílias vão parar em favela, e para sobreviverem acabam trabalhando em péssimas condições, muitos ingerem pouco alimento para o tanto de energia que se gasta trabalhando, o que causa a fome.

Consequências da fome
Os efeitos mais comuns causados pela fome, principalmente nos países do Terceiro Mundo, são a desnutrição calórica-protéica (provocada pela falta de calorias e proteínas), as doenças causadas pela deficiência de vitamina A, a anemia (provocada pela deficiência de ferro), o raquitismo (gerado pela deficiência de vitamina D), o bócio e os distúrbios causados pela carência de vitaminas do grupo B, todas essas formas de desnutrição facilitam o aparecimento de outras doenças o que pode levar o indivíduo a morte.
Por exemplo, os óbitos de crianças pobres nos países do Terceiro Mundo não apontam a fome ou a subnutrição como causa dessas mortes. Figuram como causas a pneumonia, a desidratação, a tuberculose, o sarampo etc. No entanto, essas e outras são conseqüência de um organismo debilitado ou sem resistência, em decorrência da desnutrição ou fome.


                                       Beatriz da Silva Castilho   nº 03     2ºC


Nenhum comentário:

Postar um comentário