terça-feira, 11 de setembro de 2012

Agronegócios

Agronegócios no Brasil : seu funcionamento



Olá, iremos falar um pouco sobre agronegócios e como esse sistema funciona

Afinal, o que é exatamente o Agronegócio ?


O agronegócio é formado por um conjunto de atividades interdependentes que têm em seu centro a agropecuária. Num dos pólos dessas atividades estão os fornecedores de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas e, no outro, as atividades de processamento industrial, de distribuição e serviços.
Dessa forma, estão articulados três setores de atividade econômica: primário (agropecuária e extração vegetal), secundário (indústria) e terciário (distribuição e comercialização).

Iago

E como funciona esse Sistema ?

Com a globalização de mercados, o sucesso de uma empresa, principalmente no agronegócio, depende cada vez mais da inter-relação entre fornecedores, produtores de matéria prima, processadores e distribuidores. A divisão tradicional entre indústria, serviço e agricultura é inadequada. O conceito de agronegócio representa portanto, o enfoque moderno que considera todas as empresas que produzem, processam, e distribuem produtos agropecuários.

Felipe



Esse Sistema está ativo no mundo inteiro, inclusive no Brasil

Antes de analisarmos o sistema no Brasil, vamos analisar no mundo

Como funciona o Agronegócio mundial ?

O Agronegócio representa 22% do PIB mundial e é o maior negócio individual no mundo.
Em 2007 representou U$ 10,7 trilhões e vem apresentando uma taxa de crescimento em torno de 1,5% ao ano, devendo atingir U$ 13,5 trilhões em 2025.
Ainda em 2007, os principais destinos das exportações do agronegócio foram os EUA, Países Baixos, China, Rússia, Itália, Alemanha e Espanha. Nos últimos dez anos, ocorreu redução na participação das exportações para os EUA, Países Baixos, Alemanha e Japão, e ocorreu significativo aumento da participação da China e da Rússia na compra de produtos brasileiros. 

Lucas Guedes

Nos países em desenvolvimento se espera uma elevada demanda de alimentos por três fatores o crescimento populacional, o aumento da renda per capita e a urbanização. Já nos países desenvolvidos, a Tonica não deve ser o aumento da demanda que já são elevados e sim a demanda qualitativa como conveniência e praticidade (fast-food, serviço de alimentação)

Leonardo Amaral

O sistema no Brasil funciona como ?

Através da demanda de alimentos, devido ao crescimento da demografia mundial, é previsto que o Brasil alcançará o patamar de líder mundial no fornecimento de alimentos e commodities, estabilizando e melhorando a economia.
O agronegócio agrupa as atividades econômicas que mais cresceram no início do século 21 no Brasil. Em 2004, empregava a terça parte da população economicamente ativa (PEA) e contribuiu com 43% das exportações totais do país (US$ 39 bilhões, um recorde, com crescimento de 27% sobre as exportações de 2003) 34% do PÌB (Produto Interno Bruto).

Pedro Henrique

Mas deve-se ressaltar que nessas cifras estão incluídas, além da produção agrícola, a extração vegetal (madeira), os insumos e equipamentos (como sementes, fertilizantes, defensivos, tratores e máquinas agrícolas em geral) A safra brasileira de grãos bate sucessivos recordes a cada ano, a pecuária tem a maior fatia do mercado internacional, o suco de laranja tomou conta de quase todo o planeta (cerca de 80% do suco comercializado em todo o mundo).


Caio

Resumindo:

Devido ao sistema econômico, no caso o capitalismo, o Agronegócio tem uma grande influência não apenas no Brasil mas em escala mundial.
Os bens de produção e os bens de consumo dependem intimamente dos Agronegócios, pois estão ligados à agropecuária, à indústria e ao mercado consumidor.
O Agronegócio é complexo e conforme vai se desenvolvendo, abre oportunidades para vários empreendedores, até trabalhadores. Mas conforme vai se desenvolvendo, ficando mais complexo, a dificuldade para a administração também aumenta, o que na maioria das vezes não é visto como um lado positivo.

Marcelo








Nenhum comentário:

Postar um comentário